Como escolher a prótese peniana? Tudo o que é preciso saber aqui.

Como escolher a prótese peniana? Tudo o que é preciso saber aqui.

A decisão quanto à colocação de uma prótese peniana precisa ser feita com segurança e tempo para compreensão das vantagens e desvantagens de cada dispositivo, além dos custos que podem envolver cada escolha.

 

O texto abaixo dará uma orientação consistente sobre os modelos, sua instalação e aparência após colocação.

 

Um detalhe importante: em geral as próteses não precisam ser trocadas a cada 10 anos como se escuta falar, elas podem durar muito mais e muitas vezes para toda a vida. Assim, não tome decisões precipitadas, pois sua escolha terá impacto a longo prazo.

 

As cirurgias para implante peniano não são isentas de complicações e todos os pacientes devem saber disso. Mesmo quando todos os procedimentos são realizados de maneira adequada por profissional especializado há casos de infecção, mudanças de sensibilidade, formação de feridas que podem demorar muito para cicatrizar ou que demandem novo procedimento cirúrgico.

 

Quando o implante é realizado em pacientes com comorbidades (tabagismo, diabetes, cirurgias prévias no pênis, Doença de Peyronie et cetera), a atenção deve ser redobrada para essas questões.

 

Contudo, quando tudo está bem compreendido e conduzido, os índices de satisfação com o procedimento e com o relacionamento conjugal na presença da prótese é excelente e pode ser superior a 95%.

 

Boa Leitura!

  

 

Como os urologistas classificam as próteses?

 

Os urologistas e fabricantes às vezes complicam um pouco, mas é importante a classificação das próteses para podermos explicar suas diferenças.

São elas: Maleáveis (ou semi-rígidas), Articuláveis e Infláveis (com 2 volumes ou com 3 volumes)

 

 

 Próteses Maleáveis ou Semi-rígidas

 

As Próteses Penianas Maleáveis ou Semi-rígidas ) modernas não mais possuem filamentos de liga metálica em seu interior.

O fato de algumas próteses ainda possuírem essa liga metálica não as torna piores ou melhores, exitem vantagens e desvantagens de cada conformação que precisam ser entendidas

Então vamos entender melhor?

É simples, as próteses SEM o fio metálico possuem determinam uma rigidez muito boa e com grande semelhança em relação a uma ereção natural. A possibilidade em dobrar a prótese para esconde-la, contudo, não é das maiores. Ou seja, a prótese tende a retornar a sua posição de “pronto para a relação” mesmo após dobrarmos o pênias para o lado.

No caso das próteses COM fio metálico é mais fácil dobrar o pênis para escondê-lo e deixa-lo na posição desejada. Há, contudo, uma preocupação com a durabilidade da prótese, já que os fios podem se romper ao longo dos anos de uso.

 

Prótese Maleável COM fio

protese com fio metalico

Preço: $

Particularidades: há sempre um temor maior de rompimento dos fios que se localizam internamente nesse modelo de prótese.

 

 

Prótese Maleável SEM Fio – Genesis/Coloplast

genesis

Preço: $$

 

Particularidades importantes: quem escolhe por uma prótese maleável terá muita dificuldade em praticar esportes aquáticos, pois será impossível esconder a ereção peniana utilizando-se apenas uma sunga. Não há o problema da presença de fios metálicos, todo o material é de polímero.

 

 

 

Próteses Penianas Articuláveis

 

A prótese peniana articulável é mais uma opção mais recente e possui a vantagem de se conseguir excelente posicionamento do pênis. Ou seja, dobramos o pênis e realmente conseguimos mantê-lo no lugar.

Essa prótese possui excelente rigidez vertical e axial, mas apresenta irregularidades ao tato, o que pode fazer com que ela seja rejeitada por alguns pacientes. Por outro lado, a maior parte dos pacientes não se importa com essas irregularidades simétricas que, enfim, permitem o melhor posicionamento do pênis.

 

Prótese Spectra Articulável AMS-Boston

ams-spectraAMS_Spectra2

 

 

Seu preço é superior ao das próteses Maleáveis, mas não é nada absurdamente caro se o compararmos aos valores das Próteses Infláveis.

Preço: $$$

 

 

Próteses Penianas Infláveis

 

As próteses penianas infláveis são as mais reconhecidas no mundo e pertencem as empresas AMS-Boston e Coloplast. Recentemente também tem ganhando confiança no meio médico uma prótese inflável de 3 volumes de origem Francesa.

A grande vantagem das próteses Infláveis é a melhor adaptação ao cotidiano dos homens, permitindo maior liberdade para a prática de esportes de contato e aquáticos. Com essas próteses é possível escolhermos o momento em que desejamos uma ereção e fora desses momentos, o pênis permanece flácido.

 

Próteses Penianas Infláveis de 2 Volumes
As Próteses Penianas Infláveis de 2 Volumes estão sendo cada vez menos utilizadas dado os melhores resultados das próteses com 3 volumes.

Elas são constituídas por dois cilindros infláveis conectados a um reservatório que fica acomodados na bolsa testicular. Os cilindros de silicone ficam implantados no interior dos corpos cavernosos e são preenchidos com soro fisiológico para produzir a ereção.

Prótese Inflável de 2 Volumes AMS-Ambicor

AMS-AMBICOR- 2 volumes

 

Após o ato sexual, é preciso pressionar o pênis para baixo por alguns segundos provocando o retorno do liquido ao reservatório.

A prótese é constituída de um “sistema hidráulico” que não fica exposto ou aparente, mas se o escroto for palpado com cuidado, será notado que há algo a mais no local (o reservatório). Esse é o local que deve ser pressionado para se provocar uma ereção, com excelente rigidez.

Preço: $$$$

 

 

Próteses Penianas Infláveis de 3 Volumes

 

As Próteses Penianas Infláveis de 3 Volumes são constituídas por dois cilindros infláveis conectados a uma bomba a um reservatório.

Os cilindros de silicone são implantados no interior dos corpos cavernosos do pênis, preenchidos com soro fisiológico produzem ereção exatamente com nas infláveis de 2 volumes.

A diferença é a presença de uma bomba instalada no escroto (mais discreta) e o reservatório instalado no interior do abdome. Tudo feito com apenas uma incisão.

Quando uma ereção é desejada, ativa-se o sistema apertando-se o dispositivo implantado no escroto. Possui excelente rigidez.

A palpação mais atenta do escroto também revelará a presença de um volume adicional ao natural (a bomba de ativação)

 

Coloplast Titan OTR -Informações do Fabricante

Prótese inflável de 3 volumes com dispositivo especial que permite a penetração de antibióticos, minimizando o risco infeccioso principalmente para casos de pacientes diabéticos.

Coloplast Titan OTR
titan otr

 

 

 

 

Possui um exclusivo revestimento “Resist” (de Polivinilpirrolidona – PVP), que associado ao “Bioflex” (material muito durável, resistente e menos propenso a formações aneurismáticas).

Este modelo possui ainda um dispositivo especial de válvula “Lockout” que evita o refluxo e a possibilidade do insuflar involuntário dos cilindros.
Novo Sistema OTR (“ONE TOUCH RELEASE”), que traduzido significa “único toque para desinflar”, permitindo maior praticidade e conforto ao paciente após o ato sexual.

O fabricante tem oferecido Garantia Vitalícia para problemas de fabricação.

Preço: $$$$$

 

Coloplast Titan OTR Narrow-Base

A diferença para a prótese Coloplast Titan é que a Coloplast Titan Narrow-Base possui cilindros com diâmetro pouco menores, para casos selecionados de pacientes com cicatrizes, fibroses e/ou estenoses no pênis e/ou casos de pênis com diâmetros menores dos corpos cavernosos, que justifiquem utilizar este modelo.

 

 

Próteses Penianas de 3 Volumes AMS –  Informações do Fabricante

 

AMS 700 CX
Os cilindros das próteses infláveis AMS são feitos de silicone biocompatível. Apresentam um tratamento de superfície com uma especial redução do desgaste do revestimento “Parylene” que aumenta a confiabilidade e durabilidade dos cilindros.

 

AMS 700 CX com Inhibizone
A prótese peniana inflável de 3 volumes AMS 700 CX também é disponibilizada com revestimento de “Inhibizone” (associação de dois antibióticos).
Ela é fisicamente idêntica a 700 CX, porém apresenta mais segurança em relação ao risco de infecção, principalmente para casos de pacientes diabéticos, em estudos publicados pelo fabricante.

A presença do Inhibizone confere uma coloração amarelada à prótese

AMS 700 CX com InhibizoneAMS700_product_940x940

 

AMS 700 CXR com Inhibizone
A prótese peniana inflável de 3 volumes AMS 700 CXR é fisicamente idêntica à 700 CX, mas possui cilindros com diâmetro pouco menores, para casos selecionados de pacientes com cicatrizes, fibroses e/ou estenoses no pênis e/ou casos de pênis com diâmetros menores dos corpos cavernosos.
Atualente o modelo é disponibilizado no Brasil somente com revestimento de “Inhibizone”

 

AMS 700 LGX com Inhibizone
A prótese Inflável de 3 volumes também é disponibilizada no modelo “LGX” (“Length and Girth Gain”, “Ganho em Comprimento e Diâmetro”).
Quando necessário, este modelo pode trazer ganho tanto no comprimento quanto no calibre (diâmetro) dos cilindros da prótese quando ela é insuflada, segundo informações da própria empresa fabricante da prótese.
Este tipo de prótese peniana é disponibilizada com o novo sistema “Momentary Squeeze”, que facilita o ato de desinsuflar a prótese, bastando um simples aperto num botão especial desenvolvido para isso.
Atualmente no Brasil, este modelo é disponibilizado somente com “Inhibizone

Preço: $$$$$$

 

 

Existe diferença na cirurgia de acordo com Modelo da Prótese?

 

Existem diferenças  referentes ao tipo de incisão, mas com praticamente nenhum impacto prático ao paciente.

Com o implante das próteses infláveis de 3 volumes, poderá surgir um incomodo na região da virilha, que passará em algumas semanas (esse é o local de disseção interna para a instalação do reservatório no abdome).

Apesar de mais estruturas a serem instaladas nas próteses infláveis, para qualquer modalidade de prótese é realizada apenas uma incisão e o tempo de recuperação é o mesmo.

A cirurgia é realizada em hospital com anestesia raquidiana ou geral, ou mesmo anestesia local com sedação. A alta ocorre no mesmo dia ou no dia seguinte.

Em geral os pacientes podem começar a utilizar a prótese 4 a 5 semanas após a cirurgia.

 

 

E como fica a aparência?

Prótese inflável

 

Próteses Semi-Rígidas ou Articuláveis possuem o aspecto da prótese inflável mas sempre com ereção plena. As articuláveis, entre as não infláveis, são as que mais facilmente se dobram para serem escondidas.

Para mais figuras clique AQUI

 

 

 

Contraindicações – Quem não deve ter um implante

 

Os procedimentos de implante não são recomendados em caso de presença de infecção em qualquer parte do corpo, especialmente infecção do trato urinário ou genital.  A prótese não deve ser usada em pacientes que tenham algum problema não resolvido, como urina residual elevada devido à obstrução da saída da bexiga ou à bexiga neurogênica.

Outras contraindicações incluem problemas urinários não resolvidos e qualquer condição que possa prejudicar a atividade sexual (como angina grave), histórico de sensibilidade a materiais estranhos, cicatrização comprometida, sistema imunológico comprometido, qualquer anomalia anatômica ou fisiológica que possa levar a complicações pós-operatórias significativas, falta de vontade de se submeter a outras cirurgias para revisão e instabilidade psicológica do paciente.

 

É Importante Saber!

 

O implante do dispositivo pode tornar impossível ereções naturais latentes, bem como outras opções de tratamento intervencionista.

Homens com diabetes ou lesão da medula espinhal, assim como pacientes com comprometimento imunológico, podem ter maior risco de infecção associado à prótese. Não avaliar ou imediatamente tratar erosão pode resultar em piora significativa do quadro, levando à infecção e perda de tecido.

O implante de uma prótese peniana pode eventualmente resultar em encurtamento, curvatura ou formação de fibrose peniana. Formação de fibrose ou contratura abdominal ou peniana pré-existente pode tornar o implante cirúrgico mais complicado ou impraticável.

Os riscos e benefícios de implantar este dispositivo em pacientes com lúpus, esclerodermia, miastenia grave ou sensibilidade documentada ao silicone devem ser cuidadosamente considerados. A questão da possível relação entre o silicone (e outros materiais implantáveis) e várias doenças têm sido tema de debate.

 

 

Cuidados a Serem Observados durante o processo de decisão

 

Uma consulta pré-operatória completa deve incluir uma discussão entre médico e paciente sobre todas as opções disponíveis de tratamento e seus riscos e benefícios.  Cirurgiões realizando implantes de próteses penianas devem estar familiarizados com as técnicas atualmente disponíveis para medir o paciente, determinar o tamanho do implante e realizar a cirurgia.

As próteses podem ser essenciais para a recuperação do tamanho e espessura penianos, mas todas as opções disponíveis para implante devem estar claras, em caso de qualquer dúvida ou sentimento de que algo ainda precisa ser decidido, pare para refletir e discuta com médicos, amigos e familiares.

A escolha o tratamento deve ser feita com muita calma para que os melhores resultados possíveis sejam alcançados.

 

 

Possíveis complicações

 

Inchaço escrotal, desconforto, angulação/curvatura, edema, mal funcionamento do dispositivo, dor, dificuldade de ejaculação, retenção urinária transitória, febre, migração, infecção, hematoma , vazamento do ferimento, sangramento, cicatrização demorada.

 

 

Questões Práticas para brasileiros

 

Diferente de outros países, no Brasil a maior parte dos planos e seguros de saúde não possui cobertura automática dos custos de tratamento da disfunção erétil. Assim, o implante dos dispositivos infláveis acaba se tornando inviável economicamente. Mais decepcionante, contudo, é a incompreensão desta questão como um problema de saúde a ser corrigido, o que leva alguns pacientes a terem pedidos de próteses maleáveis também negados.

 

Nessas situações o diálogo entre as operadoras e pacientes pode resolver a maior parte das negativas e em último caso um relatório urológico mais bem descrito e endereçado diretamente ao médico responsável pela autorização do procedimento, costuma solucionar a questão. Assim, evite qualquer forma de atrito ou desgaste que possam comprometer ainda mais sua saúde emocional, pois há sempre uma solução viável!

 

 

Leia Mais

Efeitos da Disfunção Erétil no Homem. Depressão, Ansiedade e Recolhimento.

Disfunção erétil e impotência. Porque surgiu e como melhorar

DOENÇA DE PEYRONIE E A DISFUNÇÃO ERÉTIL ESTÃO ASSOCIADAS?

Diabetes e Disfunção Erétil. O que está ocorrendo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *