Conheça 6 Mitos e Verdades Sobre a Incontinência Urinária.

Conheça 6 Mitos e Verdades Sobre a Incontinência Urinária.

 

Acredita-se que 1 a cada 25 pessoas apresentará alguma forma de incontinência urinária ao longo da vida. O problema acontece quando o esfíncter – músculo em formato de anel responsável pelo fechamento da uretra – perde a capacidade de manter a urina na bexiga.

A incontinência pode afetar mulheres em qualquer idade – devido a anatomia do corpo feminino – e homens após tratamento de câncer de próstata ou após outros problemas de saúde mais específicos.

Estima-se que cerca de 10 milhões de brasileiros convivam com a condição. Para auxiliar essas pessoas listamos 6 mitos e verdades sobre a incontinência urinária:

 

  1. Somente homens mais velhos podem ter incontinência.

 

Mito. A incontinência urinária pode ocorrer em ambos os sexos e em qualquer idade. A condição atinge de 5% a 10% dos homens que fizeram cirurgia para tratamento de câncer de próstata.

 

  1. Apenas mulheres que tiveram filhos por parto normal podem apresentar incontinência urinária.

 

Mito. Mulheres que nunca tiveram filhos podem apresentar incontinência urinária, mas sabe-se que o parto cesáreo leva a um menor risco de incontinência se comparado ao parto vaginal. Durante a gravidez a condição também pode aparecer.

 

  1. Existe tratamento para todos os graus de incontinência urinária.

 

Verdade. Casos leves a moderados podem ser tratados com slings – malhas cirúrgicas que funcionam como um suporte reforçando a sustentação da uretra – e injeções endoscópicas. Nos casos graves, o tratamento recomendado é a colocada de uma prótese, chamada de esfíncter urinário artificial. O único disponível no Brasil é o MAS 800. Na Europa existe um outro chamado Zephyr.

 

 

  1. Bexiga Hiperativa com perdas e Incontinência Urinária são considerados a mesma coisa.

 

Mito. Incontinência urinária está relacionada à perda involuntária da urina. Bexiga hiperativa é o aumento do número de vezes que a pessoa vai ao banheiro urinar – dia e a noite (acima de oito vezes), com urgência miccional (vontade forte de urinar). Em alguns casos a bexiga hiperativa pode estar acompanhado da incontinência urinária – perda de urina, mas o tratamento é bastante diferente nesse caso.

 

  1. Épocas mais quentes dificultam o convívio social de quem tem incontinência.

 

Verdade. Com o consumo maior de água e líquidos durante o período, torna-se mais recorrente a necessidade de ir ao banheiro ou os escapes de xixi. Outra questão que acaba preocupando é o odor da urina, agravado pelas altas temperaturas e as roupas usadas durante essa época do ano.

 

  1. Esfíncter artificial é solução para incontinência urinária grave em homens.

 

Verdade. O esfíncter urinário artificial é composto por um anel de silicone que envolve a uretra do homem e é acionada por uma bombinha hidráulica, localizada dentro do saco escrotal, totalmente interna no corpo e imperceptível. Quando o homem sente vontade urinar, ele aciona a bombinha. No restante do tempo, o esfíncter permanece fechado, tornando possível levar uma vida normal.

 

 

Leia Mais

 

Esfíncter AMS 800 para Incontinência. Tudo Sobre o Tratamento.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *