Cisto Renal. Isso Pode ser Câncer?

Cisto Renal. Isso Pode ser Câncer?

Cistos Renais

 

O que são os cistos Renais?

 

Cistos renais são bolsas com líquido que surgem a partir de uma fraqueza em uma região específica dos néfrons, pequenas unidades que filtram o sangue e que em conjunto formam o rim. Eles são as lesões renais mais frequentemente encontradas no rim, de maneira que 50% das pessoas possuem cistos renais após os 50 anos. Raramente são malignos.

 

 

 

Quais os sintomas

 

Os cistos renais raramente causam sintomas, constituindo 70% das lesões assintomáticas encontradas nos rins.

 

 

 

Como é feito o diagnóstico

 

O diagnóstico é frequentemente feito por ultrassonografia em exame indicado por check-up ou sintomas não relacionados ao rim. Esse exame é frequentemente complementado com tomografia computadorizada, quando classificamos os cistos em cinco categorias, de acordo com uma escala chamada de Escala de Bosniak:

 

  • Cistos tipo I e II possuem poucos septos em seu interior,  são considerados benignos e demandam apenas acompanhamento.
  • Cistos tipo IIF possuem múltiplos septos, mas não “brilham” na tomografia. Nesses casos o exame precisa ser repetido em até 4 meses.
  • Cistos tipo III e IV possuem septos espessos e “brilham” (captam contraste) na tomografia. Esses tipos de lesões podem apresentar tumores malignos em até 90% dos casos e, dessa forma, devem ser tratadas cirurgicamente.

 

 

 

Principais causas

 

Não existe um consenso sobre o que causa o surgimento os cistos renais, mas  acredita-se que surjam de uma fraqueza na parede dos túbulos que filtram o sangue, tudo isso no interior do rim. Essa fraqueza dilata-se e o cisto pode se formar. Com o passar dos anos os cistos aumentam de tamanho e de número e os fatores que predispõem o crescimento e surgimento dos cistos são:

 

  1. Hipertensão
  2. Sexo masculino
  3. Aumento da Idade
  4. Insuficiência Renal

 

 

 

Tratamento

 

Os cistos renais são em sua grande maioria assintomáticos e raramente necessitam de qualquer forma de tratamento. Casos excepcionais incluem aqueles nos quais um cisto dificulta a drenagem de urina do rim. Essa dificuldade de drenagem pode gerar dor lombar e, eventualmente, há indicação de tratamento.

Os cistos com classificação III ou IV necessitam de cirurgia, existindo possibilidade da utilização das cirurgias abertas, laparoscópicas e ablativas (radiofrequência ou crioablação)

 

 

 

Tratamentos Alternativos

 

Infelizmente não existem tratamentos eficientes alternativos ao tratamento médico clássico.

 

 

Como se prevenir

 

Além de manter hábitos saudáveis com atenção aos problemas que contribuem para o surgimento de insuficiência renal, manter especial atenção ao controle da pressão arterial.

 

 

 

O que você deve perguntar ao seu médico

 

  1. O meu cisto tem alguma característica de malignidade?
  2. É possível fazer acompanhamento até que tamanho do cisto?
  3. Cistos simples podem tornar-se malignos?

 

 

Leia Mais

2 Responses so far.

  1. ELLY PAVLIDIS disse:

    MUITO BEM EXPLICADO PARABENS AO MEU MEDICO BRILHANTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *